Um estudo divulgado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária na quinta-feira (6) constatou que apenas 8% de todos os motoristas da Paraíba que são submetidos ao teste do bafômetro são reprovados. O estado ocupa a 7ª posição entre todas as unidades federativas, empatado com a Bahia.
João Pessoa tem um média de 10% de reprovação. A média brasileira é de 17%, sendo o Mato Grosso do Sul o primeiro lugar, com 67% de reprovação.
A pesquisa ainda constatou que a Paraíba tem um índice de um condutor abordado para cada 500 a 1.000 condutores habilitados. Um número positivo, ficando atrás apenas dos estados do Rio Grande do Sul, Acre, Amazonas, Rio Grande do Norte, Roraima e Pernambuco.
Riscos do álcool no trânsito
A condução de um veículo após o consumo de bebida alcoólica é um dos fatores capazes de aumentar as chances da ocorrência de acidentes, atuando, portanto, na etapa pré-acidente. De acordo com o Instituto Americano de Segurança no Tráfego, mesmo em concentrações mínimas, de 0,01g/L de álcool no sangue, já é possível acontecer perda de reflexos e aumentar o tempo de reação no trânsito.
Contramedidas
O combate ao fator de risco “álcool e direção” é um eixo estratégico de ação em grande parte dos países que resolvem atuar em políticas mais incisivas para a redução do número de mortos e feridos no trânsito. Dessa forma, o tema é objeto de uma série de estudos internacionais com ênfase em qualificar o efeito de contramedidas que visam reduzir a incidência de tal comportamento.
Lei seca
A Operação Lei Seca notificou 58 motoristas por dirigir sob efeito de álcool, durante o mês de agosto, através do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB). Nesse período, um deles foi conduzido à delegacia.
PortalCorreio