Futuros professores vão poder receber bolsa de mais de R$ 500 durante o curso de graduação.
A proposta é do Ministério da Educação e faz parte do programa Pé-de-Meia para Licenciaturas, que será lançado em novembro.
A ideia é atrair bons alunos para cursos como matemática, física, química e biologia.
A bolsa mensal deve começar a ser paga em 2025, e os estudantes serão selecionados com base na nota do Enem deste ano.
Ainda não foi divulgado o valor exato do benefício. Mas, segundo o ministro Camilo Santana, A quantia será maior que o Pé-de-Meia para o ensino médio.
Um estímulo para que pessoas com bom desempenho em sala de aula escolham ir para a licenciatura, como explica o ministro.
“Quando ele vai escolher o curso que ele vai querer fazer, ele vai poder pensar: se eu for pra licenciatura, já vou começar com uma bolsa. Então, vai ser um estímulo, uma bolsa e mais uma poupança no final do ano, se ele fizer a licenciatura. Então, a gente quer que os bons alunos possam fazer a licenciatura. Está faltando professor de matemática, de física, de química, de biologia, pra gente poder garantir a qualidade nas escolas brasileiras”.
Além disso, o ministro adiantou que o governo pretende criar o Mais Professores, semelhante ao Mais Médicos, um adicional no salário de profissionais que aceitem lecionar em cidades onde não há professores.