A 3 Companhia de Polícia Ambiental (CPAmb) incentiva a entrega voluntária de animais silvestres. Desta forma, é possível evitar as punições previstas pela legislação ambiental brasileira. Os interessados em devolver os animais à natureza devem ligar para o telefone 3421 – 5962 ou ir diretamente na sede da CPAmb, localizada na Rua Violonista Antônio Moreno s/n° – Noé Trajano, Patos.
A guarda ou posse de animais em cativeiro ou depósito é crime, cuja pena é a partir de seis meses a um ano de prisão e multa que vai R$ 500,00 a R$ 5 mil, caso esteja na lista de ameaça de extinção. A entrega voluntária, além de contribuir com a natureza, vai evitar as penalidades, ou seja, a entrega voluntária isenta a pessoa de ação penal e multa – caso o animal não seja legalizado.
Os perigos de tentar soltar por conta própria
Quem planeja soltar os animais na natureza por conta própria, pode colocá-los em um risco bem maior do que estava tendo em ser criado em cativeiro, alerta a comandante da Companhia de Polícia Ambiental, capitã Thais. É preciso que os animais passem por uma reabilitação e sejam soltos em local adequado, para não introduzir a espécie em um local que não pertence à região em que ela vive, o que causar até um desequilíbrio no meio ambiente.