Polícia Federal erradica plantação com mais de 100 mil pés de maconha, em Santa Terezinha

Uma plantação com mais de 100 mil pés de maconha foi localizada e destruída nesta sexta-feira (12) durante uma operação da Polícia Federal, a cerca de 15 km da cidade de Santa Terezinha, no Sertão da Paraíba. A ação teve como objetivo combater o cultivo ilegal de Cannabis sativa e impedir que a droga chegasse ao mercado consumidor.

A operação foi conduzida pelas delegacias da Polícia Federal de Patos/PB e Salgueiro/PE, em conjunto com o Grupamento Especializado de Operações em Área de Caatinga (GEOSAC) da Polícia Militar da Paraíba.

Segundo as informações apuradas pelo repórter Pabhlo Rhuan, até às 13h30, equipes ainda estavam no local realizando o processo de erradicação dos plantios.

O cultivo ilegal estava em um sítio de difícil acesso, com sistema clandestino de irrigação para garantir o crescimento da droga, que exige grande consumo de água. Os policiais também identificaram uma instalação improvisada de captação de água, com sinais de risco e degradação ambiental.

A operação integra um esforço conjunto entre forças de segurança federais e estaduais no combate ao tráfico de drogas na região. Segundo a Polícia Federal, a erradicação de grandes cultivos como esse prejudica financeiramente organizações criminosas e ajuda a reduzir a criminalidade associada ao tráfico, como roubos, furtos e homicídios.

Além da destruição dos plantios, a PF informou que irá adotar medidas de polícia judiciária para investigar e responsabilizar os envolvidos no cultivo, além de viabilizar a expropriação da propriedade onde a droga foi encontrada.

Fonte: Jornal Patoense