A Praça do Conjunto Bivar Olinto, em Patos, vivenciou, na noite desta quarta-feira, dia 20 de novembro, as comemorações pelo Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em todo o Brasil e feriado nacional a partir de 2024.
De início, o Padre Espedito, da Paróquia de Nossa Senhora das Neves, no Conjunto Bivar Olinto, deu as boas-vindas aos presentes e fez um resgate histórico de Zumbi, das lutas dos negros escravizados e da importância para a construção da própria identidade cultural da nação brasileira.
José Emídio, o Dedé, coordenador da Pastoral do Menor, falou posteriormente da importância da contribuição dos negros para o surgimento da capoeira, que une dança, artes marciais e música. Mais de 60 crianças e jovens que participam do grupo de capoeira na paróquia fizeram uma bela apresentação na Praça.
Com a presença de várias pessoas da própria comunidade e de outras localidades, o evento também contou com a exposição de duas obras do desenhista Roberto Nass, roda de samba, exposição do Jornal A Verdade e do livro da luta antirracista no Brasil. Militantes da Unidade Popular prestigiaram o evento e elogiaram a iniciativa da paróquia em alusão ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.