Prefeitura de Patos e Secretaria de Educação, em parceria com 4º BBM, realizam treinamento em noções básicas de primeiros socorros

A Prefeitura de Patos realizou, por meio da Secretaria de Educação e a Coordenação de Projetos Educacionais, e em parceria com o 4º Batalhão de Bombeiro Militar, na manhã desta sexta-feira, dia 26, um treinamento e capacitação em noções básicas de primeiros socorros, transmitido pela plataforma digital Google Meet.

A formação foi oferecida para professores da educação infantil, professores dos anos iniciais do ensino fundamental, profissionais das salas de AEE da Rede Municipal de Ensino de Patos.

A live contou com duas Intérpretes de Libras para atender à demanda dos professores.

A formação envolveu ações de primeiros socorros, tendo em vista os principais incidentes que possam ocorrer no dia a dia do cidadão, como manobra de desengasgo, quedas, parada cardíaca, acidentes de trânsito, convulsões, epilepsia, emergências clínicas. 

O Cabo Kleber, do Corpo de Bombeiro, foi o responsável para passar a formação aos profissionais da educação de Patos.

Para o militar, essa parceria do Corpo de Bombeiros com a Prefeitura de Patos só vem a somar para trazer noções básicas de primeiros socorros aos professores que precisam auxiliar os seus alunos.

“As crianças que estão sendo custodiadas pelos professores nos períodos matinais precisam de auxílio. Os professores precisam desse conhecimento para, de alguma forma, como leigos, se precisar, socorrer aquela criança”, disse.

O bombeiro militar ressaltou que o Atendimento pré-hospitalar (APH) ou socorro pré-hospitalar é importante em todas as áreas da sociedade.

De acordo com a Coordenadora de Projetos Educacionais da secretaria de educação, Suely de Sousa Lima, o momento é de ensino remoto, mas a formação é pertinente devido ao retorno futuro do ensino híbrido ou remoto.

“Nós precisamos formar ou capacitar nossos professores para que quando eles precisarem eles possam agir naquele momento, seja na creche, seja na escola. Então, a formação foi oferecida, aberta para todos os profissionais de escolas e creches da rede municipal de ensino”, explicou Suely.

Cabo Kleber:

Suely de Sousa:

Coordecom