Um fato que tem repercutido na pacata cidade de Santa Terezinha (PB), situada na região metropolitana de Patos, a 320 km de João Pessoa, foi à morte de dois cachorros que morreram com suspeitas de envenenamento nessa quarta-feira (26).
A notícia ganhou repercussão logo após a imagem de dois cachorros mortos foi exposta em rede social, sendo divulgado também na imprensa local.
A Prefeitura Municipal de Santa Terezinha através da Secretaria de Saúde repudiou a ação classificando a atitude como inaceitável e covarde. Também foi informada a população que a Vigilância Sanitária possui um serviço de castração de animais em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O órgão também orientou a população para que denuncie as autoridades competentes quaisquer atos que cause perigo aos animais.
Leia a nota:
A Prefeitura Municipal de Santa Terezinha-PB, através da Secretaria de Saúde, vem a público repudiar a forma absurda, inaceitável e covarde os atos praticados com crueldade contra os animais envenenados recentemente na nossa cidade.
Esclarecemos a população que disponibilizamos na coordenação de Vigilância Sanitária um cadastro para a população interessada no castramento de animais junto a UFCG, respaldado por lei municipal.
Lamentamos o ocorrido, pois, atentar contra a vida dos animais de forma cruel, não é medida sanitária e nem tampouco preventiva de doenças.
Solicitamos que população denuncie as autoridades os possíveis responsáveis pelo envenenamento dos animais, tendo em vista que configura crime tipificado no art. 32 da Lei Federal contra os crimes ambientais n° 9605.
Diante do exposto, firmamos nosso compromisso em fortalecer campanhas de conscientização sobre maus tratos e outros temas ligados a proteção dos animais.