Um assunto que tem chamado bastante à atenção dos santerezinhenses é o aumento do número de casos ativos de Covid-19 no município. As pessoas estão assustadas com o aumento crescente em Santa Terezinha (PB) que possui uma população estimada em 4.562 pessoas de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Nas rodas de conversas e nas redes sociais as pessoas estão debatendo o tema, dando sugestões e mostrando preocupação. Este assunto começou a gerar repercussão quando em 23 de julho o município contabilizou 18 casos ativos da doença e um acréscimo de um óbito aumentando para 13 vidas perdidas. Estes dados não estabilizavam nem diminuíam, só aumentava a cada emissão do boletim epidemiológico fornecido pela Secretaria Municipal de Saúde. Os casos de pessoas infectadas aumentaram 55,6% em cinco dias, conforme apurou o Portal Santa Teresinha.
Nesta sexta-feira (30), o jornal Conexão com a Notícia, transmitido na Rádio Conexão FM (104,9) de Santa Terezinha, tratou do tema com a presença nos estúdios da secretária municipal de Saúde, Rhyana Karla e do vigário paroquial padre Luciano Morais. Devido à pandemia não puderam estar nos estúdios o pastor Valmir, pastor da 1ª Igreja Batista; o comandante do Destacamento de Polícia Militar, sargento Henrique; o padre Erivaldo Alves, diretor da emissora e santerezinhese. Eles mandaram áudios que foram transmitidos durante o programa.
A secretária fez uma avaliação dos trabalhos desenvolvidos para combater a Covid-19, falou sobre a vacinação e respondeu as perguntas dos ouvintes.
O padre Luciano Morais sempre conscientiza o povo nas suas pregações para que as pessoas não se aglomerem e sigam as orientações dos órgãos de saúde, ele reforçou o pedido e clamou para que as pessoas tenham amor as suas próprias vidas e as vidas dos seus familiares e dos seus amigos.
Pastor Valmir Vilar apelou para que as pessoas que estão infectadas não saiam nas ruas, se cuidem e as pessoas que não estão doentes continuem mantendo a higiene e evitando aglomerações.
O comandante do Destacamento de Polícia Militar, sargento Henrique relatou que faz o trabalho de fiscalização com a Vigilância Sanitária e pediu empenho de todos no combate a doença.
Para o diretor da emissora e filho da terra, padre Erivaldo Alves, explicou que concorda com o padre Luciano e afirmou que Santa Terezinha está vivendo um momento critico. Citou que a rádio tem conscientizado a população com informações e vinhetas sobre o tema, a vacinação tem avançado, os lideres religiosos tem orientado as pessoas, cada instituição fazendo sua parte, mas os casos têm avançado. Ele comunicou que parte das pessoas perderam o medo da doença e destacou que pessoas boas morreram, inclusive, um funcionário da rádio.
No Boletim Epidemiológico divulgado hoje consta uma diminuição no número de casos ativos que estavam com 30 pessoas em tratamento domiciliar e atualmente está com 18 pessoas infectadas. Acrescenta que 1237 casos foram notificados, com 994 casos descartados, 243 casos confirmados, 212 pessoas curadas e 13 mortes.