Rádio Conexão FM promove debate sobre a situação do município de Santa Terezinha em relação à Covid-19

Um assunto que tem chamado bastante à atenção dos santerezinhenses é o aumento do número de casos ativos de Covid-19 no município. As pessoas estão assustadas com o aumento crescente em Santa Terezinha (PB) que possui uma população estimada em 4.562 pessoas de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Nas rodas de conversas e nas redes sociais as pessoas estão debatendo o tema, dando sugestões e mostrando preocupação. Este assunto começou a gerar repercussão quando em 23 de julho o município contabilizou 18 casos ativos da doença e um acréscimo de um óbito aumentando para 13 vidas perdidas. Estes dados não estabilizavam nem diminuíam, só aumentava a cada emissão do boletim epidemiológico fornecido pela Secretaria Municipal de Saúde. Os casos de pessoas infectadas aumentaram 55,6% em cinco dias, conforme apurou o Portal Santa Teresinha.

O município já esteve na Bandeira Vermelha e ocupou a maior taxa de letalidade do estado. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o município está na Bandeira Laranja e tem a segunda maior taxa de letalidade do estado com 5,56%, abaixo de Cacimba de Areia com 7,27%.

Nesta sexta-feira (30), o jornal Conexão com a Notícia, transmitido na Rádio Conexão FM (104,9) de Santa Terezinha, tratou do tema com a presença nos estúdios da secretária municipal de Saúde, Rhyana Karla e do vigário paroquial padre Luciano Morais. Devido à pandemia não puderam estar nos estúdios o pastor Valmir, pastor da 1ª Igreja Batista; o comandante do Destacamento de Polícia Militar, sargento Henrique; o padre Erivaldo Alves, diretor da emissora e santerezinhese. Eles mandaram áudios que foram transmitidos durante o programa.

A secretária fez uma avaliação dos trabalhos desenvolvidos para combater a Covid-19, falou sobre a vacinação e respondeu as perguntas dos ouvintes.

O padre Luciano Morais sempre conscientiza o povo nas suas pregações para que as pessoas não se aglomerem e sigam as orientações dos órgãos de saúde, ele reforçou o pedido e clamou para que as pessoas tenham amor as suas próprias vidas e as vidas dos seus familiares e dos seus amigos.

Pastor Valmir Vilar apelou para que as pessoas que estão infectadas não saiam nas ruas, se cuidem e as pessoas que não estão doentes continuem mantendo a higiene e evitando aglomerações.

O comandante do Destacamento de Polícia Militar, sargento Henrique relatou que faz o trabalho de fiscalização com a Vigilância Sanitária e pediu empenho de todos no combate a doença.

Para o diretor da emissora e filho da terra, padre Erivaldo Alves, explicou que concorda com o padre Luciano e afirmou que Santa Terezinha está vivendo um momento critico. Citou que a rádio tem conscientizado a população com informações e vinhetas sobre o tema, a vacinação tem avançado, os lideres religiosos tem orientado as pessoas, cada instituição fazendo sua parte, mas os casos têm avançado. Ele comunicou que parte das pessoas perderam o medo da doença e destacou que pessoas boas morreram, inclusive, um funcionário da rádio.

A secretária disse que a Prefeitura iria publicar um decreto com medidas mais restritivas.

No Boletim Epidemiológico divulgado hoje consta uma diminuição no número de casos ativos que estavam com 30 pessoas em tratamento domiciliar e atualmente está com 18 pessoas infectadas. Acrescenta que 1237 casos foram notificados, com 994 casos descartados, 243 casos confirmados, 212 pessoas curadas e 13 mortes.

Josley Oliveira – PortalSantaTeresinha.com