Um morcego albino foi registrado na Paraíba. O registro, considerado extremamente raro, aconteceu no bioma da Caatinga, na Paraíba. O morcego albino fêmea grávida foi encontrado na Fazenda Tamanduá, no município de Santa Terezinha, em 19 de outubro de 2012. Após a captura, o animal foi incluído na Coleção de Mamíferos da Universidade Federal de Pernambuco.
O registro científico foi incluído nos Anais da Academia Brasileira de Ciências. A pesquisa foi realizada por Edson S. B. Leal, Thaís C. Lira, Ana C. L. Garcia e Martín A. Montes.
Albinismo é uma alteração genética que resulta em deficiência da produção de melanina, causando a cor branca. A alteração pode ser identificada em diversas espécies de vertebrados, mas é raramente observada na natureza.
No Brasil, até hoje somente quinze animais albinos foram registrados na natureza (este o décimo sexto, sendo o terceiro morcego albino observado na Caatinga). O morcego encontrado é uma fêmea da espécie Artibeus planirostris, e foi encontrada grávida.