O Brasil aparece na 71ª posição no ranking dos países com maior velocidade de download em dispositivos móveis do mundo e em 99º lugar quando o assunto é velocidade de upload em aparelhos móveis. A nível nacional, o estado tem a 6ª pior velocidade média de download em dispositivos móveis. A análise foi feita com base em dados coletados no 2º e 3º trimestre de 2018.
Apesar dos números, o país melhorou suas taxas de velocidade em comparação com o ano passado, com o aumento do investimento das operadoras. As informações são do relatório de testes da SpeedTest e Ookla, que avaliou a velocidade de conexão pelo mundo.
Segundo o relatório, o Brasil tem uma velocidade média de download móvel de 18,50 Mbps, um aumento de 26,8% em relação à medição de 2017. Já a velocidade média de upload é de 7,52 Mbps, um aumento de 27% em comparação com o mesmo período no ano anterior. Os dados apontam ainda que, no estado da Paraíba, a velocidade, de 14,29 megabits por segundo (Mbps), está abaixo da média nacional, de 18,50 Mbps. A menor do Brasil foi registrada em Roraima, com 11,29 Mbps, enquanto que a maior foi verificada no Rio Grande do Sul, com 21,31 Mbps.
Entre as grandes operadoras que oferecem serviços no País, a Claro é a que tem a melhor conexão de acordo com uma combinação de fatores que considera diversos tipos de velocidade de download e upload na rede do provedor. A Vivo é a segunda operadora mais bem avaliada, seguida da TIM, Oi e Nextel.
Regionais
Quando o ranking é dividido por regiões, o Sul do País é o que apresenta a melhor conexão. O Estado do Rio Grande do Sul tem a maior velocidade de download com 21,31 Mbps e uma das melhores médias de upload com 7,23 Mbps, segundo o relatório.
O Sudeste é a segunda região com melhor velocidade. O Estado do Rio de Janeiro tem velocidade de download de 20,55 Mbps e 8,26 Mbps de upload, já São Paulo apresenta as métricas de 19,34 Mbps de download e 7,58 Mbps de upload.
Os estados do Centro-Oeste ocupam a terceira posição do ranking. O Distrito Federal tem, em média, uma velocidade de 22,72 Mbps de download e 9,27 Mbps para upload. Seguido de Mato Grosso do Sul com 18,76 Mbps de download e 7,70 Mbps de upload.
As regiões Norte e Nordeste estão nas piores posições do ranking de conexão do País. O Estado do Pará, por exemplo, tem velocidade média de 12,82 Mbps para download e 6,46 Mbps para upload, já o Maranhão tem 14,18 Mbps de download e 6,31 Mbps de upload.
Cidades
Porto Alegre é a cidade com melhor conexão do Brasil. Segundo o estudo, a velocidade média na cidade é de 24,43 Mbps de download e 8,50 Mbps para upload. Curitiba, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo fecham o topo do ranking.
Belo Horizonte, Fortaleza, Salvador, Recife e Manaus são as outras cidades cujas conexões são bem avaliadas pelo estudo.
Blog do Gordinho