Os projetos de apoio ao desenvolvimento do empreendedorismo realizados em 44 municípios paraibanos foram reconhecidos nesta quinta-feira (18) através do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE). O evento aconteceu em João Pessoa e premiou 17 iniciativas, do litoral ao sertão, que mais se destacaram cumprindo os requisitos estabelecidos pelo Sebrae.
Realizado desde 2001, o PSPE reconhece e homenageia as ações que estimulam os pequenos negócios e a competitividade, além de valorizar as políticas públicas que resultam em melhorias sociais, como promoção de qualificação profissional e geração de emprego e renda. “É um reconhecimento para os municípios que investem em empreendedorismo. É um incentivo aos administradores municipais para fazer com que melhorem cada vez mais suas gestões e promovam o desenvolvimento nas suas cidades”, reforçou o presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/PB, Mário Borba.
O superintendente da instituição, Luiz Alberto Amorim, destacou a boa participação dos municípios paraibanos a cada ano no PSPE, resultando em premiações de alguns projetos na etapa nacional do prêmio. “A Paraíba tem se destacado ao longo da história do prêmio com projetos que mostram práticas de excelência na visão do desenvolvimento local, considerando as micro e pequenas empresas. É sempre gratificante ver tantos projetos mudando a realidade das pessoas por todo o estado”, disse Luiz Alberto.
O evento contou ainda com a participação do governador do estado, João Azevedo. Ele lembrou a importância da modernização dos sistemas implantados em diversas secretarias da gestão estadual para facilitar a abertura das empresas, fortalecendo também o ambiente de negócios para os pequenos empreendedores. “Nós avançamos de forma significativa, diminuindo o tempo para a abertura de empresas e promovendo a gestão fiscal. Em parceria com o Sebrae e outras instituições, estamos incentivando a nossa economia e os empreendedores”, acrescentou o governador.
Desenvolvimento local – Os municípios participantes do PSPE deste ano apresentaram ao público os projetos desenvolvidos ao longo de 2023, com ações realizadas em diversos temas, como educação empreendedora, sustentabilidade, agronegócio, empreendedorismo feminino e políticas públicas.
O presidente da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho, frisou a importância do prêmio para incentivar os gestores municipais e o papel do Sebrae no apoio às atividades. “O Sebrae tem essa condição de fazer com que a gente avance, trabalhando com os municípios, que é onde tudo começa, promovendo o crescimento econômico das cidades e do estado”, disse.
Entre os gestores premiados, o foco é seguir com os projetos que deram certo e elaborar novas iniciativas. “Nós desenvolvemos iniciativas que contemplam muitos empreendedores, incluindo as mulheres. Queremos gerar mão-de-obra boa e qualificada que tenha como principal objetivo captar empresas para se instalar nos municípios. Esse prêmio nos incentiva a continuar e buscar o nosso sonho maior, que é tornar a nossa cidade ainda mais desenvolvida”, revelou a prefeita do município do Congo, na região do cariri, Flávia Quirino. O município venceu em primeiro lugar na categoria “Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo”, incentivando o empreendedorismo feminino com cursos de corte e costura.
Outro município que se destacou no prêmio foi Campina Grande, na região da borborema. A gestão venceu os primeiros lugares nas categorias “Sala do Empreendedor” e “Turismo & Identidade territorial”, destacando o Maior São João do Mundo. “ Na Casa do Empreendedor estamos criando parcerias com diversas instituições e com dezenas de serviços oferecidos aos empreendedores de Campina e região. Já o outro grande prêmio tem relação com O Maior São João do Mundo, que é a nossa principal marca e leva o nome da Paraíba mundo afora, movimentando a nossa economia todos os anos”, disse o prefeito Bruno Cunha Lima.
Todos os 44 gestores que participaram da seletiva estadual foram contemplados com certificados. Os primeiros e segundos colocados em cada categoria receberam troféu. Além disso, todos os primeiros colocados em cada uma das dez categorias vão disputar a etapa nacional do PSPE, com previsão para julho deste ano.
Confira a lista dos 10 primeiros lugares:
– Categoria Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo
Prefeitura Municipal de Congo
Projeto: Mulheres Empreendedoras, Renda Alternativa por meio da atividade de corte e costura
– Categoria Sala do Empreendedor
Prefeitura Municipal de Campina Grande
Projeto: Casa do Empreendedor de CG: Inovação a favor do empreendedorismo
– Categoria Compras Governamentais
Prefeitura Municipal de Monteiro
Projeto: Semeando Prosperidade: Cultivando Inovação e Colhendo Sucesso
– Categoria Empreendedorismo na Escola
Prefeitura Municipal de Pedras de Fogo
Projeto: Empreender com Educação na Escola Severino Telécio da Silva
– Categoria Inclusão Produtiva
Prefeitura Municipal de Pedra Lavrada
Projeto: Mulheres Empreendedoras: Fomento ao Empreendedorismo Feminino
– Categoria Turismo e Identidade territorial
Prefeitura Municipal de Campina Grande
Prefeito: O Maior São João do Mundo
– Categoria Sustentabilidade e Meio Ambiente
Prefeitura Municipal de Cajazeiras
Projeto: Recicla Cajazeiras
– Categoria Empreendedorismo Rural
Prefeitura Municipal de Ingá
Projeto: O algodão transformando a vida dos agricultores familiares de Ingá-PB
– Categoria Cidade Empreendedora
Prefeitura Municipal de São José do Sabugi
Projeto: São José do Sabugi tecendo o futuro
– Categoria Governança Territorial – Paraíba
Projeto: Consórcio Intermunicipal de Saúde do Cariri Ocidental
Município responsável pela inscrição: Sumé