A Secretaria Municipal de Educação de Santa Terezinha (PB) realizou na manhã desta terça-feira (19), uma reunião para tratar do trabalho de Busca Ativa para identificar crianças e adolescentes que não estão inseridas no ambiente de creche e de escola.
Participaram da reunião os membros da secretaria, os agentes comunitários de saúde (ACS), os conselheiros tutelares, as enfermeiras das unidades básicas de saúde e os funcionários do Setor do Bolsa Família.
A reunião ocorreu no auditório do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).
Foram apresentadas as estatísticas da Educação do Município, o calendário escolar 2020, além do planejamento da Busca Ativa e na oportunidade os ACS receberam uma ficha de identificação para encontrar as pessoas que estão em vulnerabilidade.
O secretário de Educação, Osvambergh Oliveira, falou sobre o trabalho de Busca Ativa.
“Essa reunião é muito importante, um momento ímpar. Firmamos parceria com os ACS que entram todos os dias em nossas casas e conhecem a realidade das famílias. Iniciaremos o levantamento de crianças que estão fora da sala de aula. A idade escolar obrigatória é a partir dos quatro anos, porém, nós estamos fazendo esta Busca Ativa para alunos de Educação Infantil (creche) aqui na zona urbana para os alunos com idades entre zero e três anos e na zona rural com os alunos a partir dos quatro anos. Muitos alunos se evadem no Ensino Fundamental e eles também serão visitados e em parceria com o Conselho Tutelar para trazermos estes alunos até a escola. A importância destes alunos estarem na escola a partir do primeiro ano de vida é o ganho da sua autonomia, nós tivemos relatos aqui na reunião de mães que puderam comprovar o trabalho responsável feito pela creche”, destacou.