Secretaria Municipal de Saúde de Santa Terezinha afirma que não aplicou doses de vacinas vencidas contra a Covid-19

Foi divulgado nessa sexta-feira (2) pela Folha de São Paulo que pelo menos 26 mil doses da vacina Astrazeneca teriam sido distribuídas e aplicadas na população até 19 de junho, estariam fora do prazo de validade. Na matéria citava que os dados constam nos registros oficiais do Ministério da Saúde e as doses foram enviadas a 1532 municípios. Também estavam expostos os números de lotes e as datas de vencimentos.

Na informação relata que outras 114 mil doses da vacina Astrazeneca foram distribuídas a estados e municípios dentro do prazo de validade, mas já expiraram, não estando claro se foram descartadas ou se continuam sendo aplicadas.

No município de Santa Terezinha (PB), foi identificado de acordo com a reportagem a aplicação de duas vacinas referentes aos lotes 4120Z001 com vencimento em 29 de março e 4120Z005 com vencimento em 14 de abril.

A Secretaria Municipal de Saúde emitiu uma nota e afirmando que não aplicou doses da vacina fora do prazo de validade, leia:

Nota de Esclarecimento

 A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Terezinha -PB vem a público tranquilizar a população informando que não aplicou doses da vacina contra Covid-19 fora do prazo de validade.

Esclarece ainda que as vacinas com lotes 4120Z001 com validade em 29/03 foram aplicados nos dia 8 e 9 de março. Quanto ao lote 4120Z005 com validade para 14/04 , estas  foram aplicadas entre os dia 28 /01 e 02/02.

 A Secretaria de Saúde lamenta o equívoco da matéria em relação ao município de Santa Terezinha e reafirma o compromisso de continuar atuando com responsabilidade e transparência no processo de imunização da população.

Reiteramos, que estamos a disposição para qualquer esclarecimento , lembrando que temos todos os registros nominais e no sistema de informação para possível comprovação . 

Santa Terezinha-PB, 02 de julho de 2021

 Fonte: Josley Oliveira – PortalSantaTeresinha.com