A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Terezinha – PB apresentou aos membros do Conselho Municipal de Saúde, o Relatório de Gestão, referente ao ano de 2018. A reunião ocorreu nessa terça-feira (16), na sede da secretaria.
O secretário de Saúde, José Herbert Batista Gomes, relembrou o início do trabalho e falou das ações que foram e estão sendo desenvolvidas.
“Nos primeiros dias fizemos o abastecimento imediato da Farmácia Básica que estava praticamente desativada. Enfrentamos vários desafios como: o atraso do PMAQ dos servidores e no mês de março os recursos financeiros do NASF foram suspensos, mas agimos rápido e conseguimos em abril de 2017 reativar estes recursos. Tivemos grandes realizações a exemplo de uma emenda parlamentar no qual o município adquiriu uma Fiat Toro. Nossas unidades de saúde foram reformadas e não faltam médicos nos atendimentos. Foram feitos investimentos nestas unidades com todos os equipamentos necessários. Hoje nós temos aparelhos como: Desfibrilador, aparelho de intubação, aparelho que examina a garganta, os ouvidos e os olhos das pessoas. A gestão adquiriu sete veículos para servir a população e quase todos os dias vão carros para os grandes centros hospitalares. Temos uma Casa de Apoio para os pacientes e para os acompanhantes na cidade de João Pessoa. É uma grande assistência que a prefeitura dá a população”, explicou.
Ele comentou da importância da nova unidade de saúde e da criação do Centro de Procedimentos Especializados.
“Com a inauguração da Unidade Básica de Saúde Chico Badú, uma grande obra, no prédio da antiga UBS está funcionando a Secretaria de Saúde e foi criado o Centro de Procedimentos Especializados. A nossa obrigação constitucional é com a atenção básica. Este centro é custeado com recursos próprios do Município com os seguintes atendimentos: Ultrassonografia, pequenas cirurgias, eletrocardiogramas e fisioterapia. A prefeitura comprou uma sonda transvaginal e o aparelho de eletrocardiograma para atender a população”, destacou.
O secretário continuou falando das ações desenvolvidas pela gestão, como exemplo, o pioneirismo na região do PEC.
“Nas unidades de saúde existem medicamentos que tiram as dores dos pacientes, ou seja, nós temos desde a simples medicação até a mais completa medicação. As enfermarias são climatizadas. O nosso município foi um dos pioneiros na instalação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC)”, Disse.