Técnica da Undime faz palestra sobre a implantação da BNCC, em Santa Terezinha

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi discutida nessa quinta-feira (19), na sede da Secretaria de Educação, em Santa Terezinha (PB).

O tema foi a implantação da BNCC com o objetivo de fortalecer os sistemas municipais da implementação do mais recente Normativo de Currículos da Educação. As orientações foram feitas por Rilma Suely de Souza Melo, técnica da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-PB).

Participaram a equipe técnica pedagógica do Município; diretores de escolas municipais, particulares e estadual; Conselho Municipal de Educação; Secretário de Educação de Malta e equipe técnica pedagógica do Município.

A palestrante Rilma Suely de Souza Melo, falou sobre falou sobre a implantação da BNCC.

“Quero agradecer o convite da prefeita e do secretário aqui de Santa Terezinha. Temos as informações que desde 2015 esta equipe vem discutindo este documento, então, não é algo novo para eles, mas é novo para o país. Este documento foi homologado no dia 20 de dezembro de 2017 e ele normatiza os currículos dos sistemas municipais, estaduais e distrito federal, com relação as aprendizagens essenciais que todo estudante brasileiro precisa ter na educação básica, que corresponde a Educação Infantil, Educação Básica e Ensino Médio. O pacto Undime, MEC, Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e universidades tem um cronograma de ações da BNCC. Para 2018 tem duas ações macros financiadas também pelo MEC via Undime e via Consed que é a implantação da base, apresentando algumas informações, mostrando como ela foi construída de forma clara e objetiva para que os educadores entendam melhor para fazer a implantação. A base é da Educação Básica e só quem faz ela acontecer é o professor. O foco é que ela chegue ao professor e ele teça um direito de aprendizagem que são esses conteúdos essenciais que todo cidadão brasileiro precisa dominar na educação básica”, explicou.

Para o secretário de Educação do Município, Osvambergh Oliveira, a reunião marcou o início da implantação da BNCC.

“É um momento de bastante importância para a educação municipal porque é a primeira vez que temos um técnico da Undime no município, é o órgão que representa os secretários de Educação. Fomos orientados a procurar a professora Rilma, que está bastante preparada para tratar da BNCC, o documento mais recente na educação brasileira. Nós já debatemos sobre a base há dois anos, eu ainda estava como coordenador. Este ano tratamos com o tema com todos os professores. Resolvemos também convidar uma pessoa capacitada para explicar sobre a implantação da base com os técnicos e diretores. Além dos representantes das escolas municipais, convidamos os representantes das escolas particulares e o representante da escola estadual porque na construção do Currículo Municipal iremos unificá-lo. É um ponta pé inicial para que possamos colocar em prática a base nacional, levando as escolas algo concreto, seguindo o nosso trabalho”, destacou.

O secretário de Educação de Malta, Joselito Bandeira, falou da importância da BNCC.

“A grande importância é de que tenhamos o mesmo discurso de gestão a nível municipal, de gestão nas escolas também com os professores porque a partir daí nós teremos todas as disciplinas afins com o mesmo caráter. A base contempla um conteúdo amplo, com as partes diversificadas e cada um faz o seu complemento conforme a sua realidade”, disse.