O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) comunica aos interessados que as inscrições para voluntários que desejam trabalhar nas Eleições Gerais de 2018 vão até 08 de agosto.
O eleitor interessado tem a opção de escolher em participar do apoio logístico ou na função de mesário.
A iniciativa visa a ampliar o número de colaboradores com a Justiça Eleitoral, de forma consciente e espontânea.
O apoio logístico aos trabalhos eleitorais nas eleições deste ano será uma inovação e já conta com 650 inscritos.
Os voluntários atuarão em fases distintas do processo, como a preparação de urnas e suporte durante a votação e transmissão de resultados.
A função desempenhada pelos mesários é também considerada de fundamental importância, uma vez que o trabalho deles garante o funcionamento normal das seções eleições durante o pleito. Entre as funções que podem ser desenvolvidas pelos mesários no dia da eleição, estão: presidente da Mesa Receptora de Votos e de Justificativas, 1º ou 2º mesário, 1º secretário e suplente.
Em todos os casos os voluntarios receberão instruções e treinamentos para executar as tarefas.
BENEFÍCIOS
O serviço prestado pelo voluntário não gera remuneração, mas dá direito a auxílio-alimentação no 1º turno e, se houver, no 2º turno das eleições, dois dias de folga para cada dia em que trabalhar nas eleições e participar dos treinamentos ministrados pela Justiça Eleitoral para o exercício da função e serve de critério de desempate em alguns concursos públicos. Já existem estados e municípios que isentam a taxa de inscrição de concurso para os voluntários da Justiça Eleitoral.
INSCRIÇÃO
A participação voluntária no processo eleitoral é permitida, obedecendo aos requisitos exigidos no Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965). O eleitor tem a oportunidade de se envolver diretamente no processo democrático de escolha dos representantes do País.
Os interessados podem se inscrever nos Cartórios Eleitorais de suas cidades ou preencher um cadastro no site do TRE-PB, no link “Seja um Voluntário “
Assessoria