As vendas do comércio da Paraíba voltaram a ter destaque no cenário nacional. Apesar da lentidão da retomada do crescimento na economia nacional, o volume de vendas do setor comercial do Estado apresentou alta de 3,5% em setembro sobre o mês anterior, a maior taxa entre 27 unidades de federação e Distrito Federal, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), que foi divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (14).
No ranking do país, além da Paraíba, as maiores taxas foram dos Estados do Amazonas (3,3%), Mato Grosso (3,1%), Alagoas (3%) e Sergipe (2,5%). O índice naquele mês do país teve alta de apenas 0,5%. Segundo o IBGE, os setores que mais impulsionaram as vendas do comércio foram os supermercados e o setor automobilístico.
Comércio ampliado expande – As vendas do comércio ampliado paraibano, que inclui o varejo e mais as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, registraram também forte expansão em setembro (8,7%), quando comparado ao mesmo mês do ano passado. No acumulado dos nove meses do ano, as vendas do setor apresentaram alta de 2,1%.
Blog do Gordinho