Vereador Francisco Bezerra concede Título de Cidadão Santerezinhese ao cantor Assisão

O vereador Francisco Bezerra (Republicanos) apresentou na sexta-feira (16), durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Terezinha (PB), o Projeto de Lei nº 11/2023 que dispõe a concessão de Título de Cidadão Santerezinhense ao cantor Francisco de Assis Nogueira (82), conhecido popularmente por Assisão.

Na Justificativa, o parlamentar cita que o artista faz parte de uma geração de forrozeiros que divulgam através de suas canções o forró original, o forró de Luiz Gonzaga, o forró de Jackson do Pandeiro, o forró de Trio Nordestino e o Forró de Dominguinhos. Cita ainda que ele é um ícone da música regional com mais de 50 anos de carreira, conhecido popularmente por “Rei do Forró’, tendo canções gravadas por: Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Maciel Melo, Elba Ramalho, Os Três do Nordeste, entre outros. Para alguns estudiosos, Assisão além de compositor e cantor, também é inovador, isto porque foi um dos primeiros artistas de forró a introduzir guitarra, baixo, teclado e bateria, nas músicas, mas não perdeu a originalidade.

O artista possui canções conhecidas do público como: Fogueirinha, Cigano  Forrozeiro, Doideira, Meu Forró, entre outras.

Em contato com o Portal Santa Teresinha, o vereador comentou sobre a homenagem.

“Apresentei o projeto de lei dando título de cidadão santerezinhense à lenda do forró, Assisão do Forró. Ele se apresentará pela segunda vez no município de Santa Terezinha, a primeira apresentação ocorreu no ano passado. Não temos mais Luiz Gonzaga, Sivuca, Marinês e Dominguinhos. Assisão é um artista que nos cativa e que o sertanejo gosta. Nós devemos reconhecer a originalidade do nosso São João e valorizar a nossa cultura, por isso é justa essa homenagem a Assisão. Ele é pernambucano de Serra Telhada, têm 82 anos, um renome a nível nacional, um pique de fazer vários shows no período junino. Agradeço aos meus pares por reconhecer a sua importância para a cultura do Nordeste, reconhecer a sua defesa em prol do São João autêntico. Temos que reconhecer que o nosso forró, tem o seu autentico forró raiz”, destacou.

Josley Oliveira – PortalSantaTeresinha.com