Diante da iniciativa da prefeitura de Patos, através da FUNDAP, realizar o São João 2021, o vereador Josmá Oliveira, com a aprovação da maioria dos parlamentares da câmara de vereadores, sugeriu que o dinheiro que seria gasto durante as festividades fosse convertido numa espécie de auxílio emergencial para artistas e ambulantes, prejudicados por conta da pandemia.
Explicou Josmá que não estava tentando contrariar interesses, pois sabia da tradição dessa festa popular, entretanto, o momento não era o ideal, explicando: “Em ocasião propícia eu estaria presente no Terreiro do Forró, afinal é algo salutar, que traz alegria. Porém, estamos entre expectativas e lágrimas, com a doença se alastrando e dezenas de famílias patoenses de luto, enquanto a nação e o mundo vivem idênticos instantes de enclausuramento e amargura, praticamente sem atividade trabalhista e sem se saber até quando vamos continuar convivendo com tão letal vírus.
Esse recurso, oriundo da edilidade e empresários, ajudaria bastante a esses profissionais, pois compensaria um pouco o que não estão podendo obter, no exercício de suas funções. E todas as pessoas da sociedade ouvidas foram unânimes em apoiar a nossa proposta, que não tem fins políticos e que visa, além dessa substancial ajuda financeira respeitar o sentimento dos lares que perderam seus entes queridos”, concluiu, emocionado.