O maior Rally das Américas iniciou a 29ª edição, nessa sexta-feira, 13 de agosto, com largada na Praia de Pipa, no estado do Rio Grande do Norte.
Uma estrutura surreal é o Rally dos Sertões que nesta edição contempla pela primeira vez, um percurso 100% nordestino. Serão sete estados percorridos: Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Pernambuco, Piauí, Bahia e Alagoas. As cidades anfitriãs são: Tibau do Sul (RN), Patos (PB), Araripina (PE), São Raimundo Nonato (PI), Xique-Xique (BA), Petrolina (PE), Delmiro Gouveia (AL), Arapiraca (AL) e Tamandaré (PE).
O encerramento será em 22 de agosto, na Praia de Carneiros, em Tamandaré (PE).
São várias equipes inscritas nas modalidades de motos, quadriciclos, carros e UTV’s.
Também pela primeira vez, está sediando uma das etapas, é o município de Patos, situado na região das Espinharas importante polo regional. A Prefeitura Municipal montou a Vila dos Sertões em um condomínio particular para receber todos os integrantes do evento esportivo e os visitantes. Com espaços para gastronomia, artesanato, cultura, etc. A Morada do Sol acolheu o pessoal nesse sábado (14) e manhã de domingo. Devido à pandemia da Covid-19 todas as pessoas deveriam apresentar testes negativos para entrar no ambiente.
Na manhã deste domingo as máquinas e os pilotos desbravaram parte da zona rural do município de Santa Terezinha, distante a 15 km da cidade de Patos. O trajeto incluiu as regiões do Lameirão, Queimadas e Santana. De acordo com os moradores, uma equipe de organizadores avisaram que o rally iria passar e que evitassem fazer o percurso nas estradas, entretanto, as pessoas podiam ficar em locais seguros para acompanhar o esporte.
Nas redes sociais começaram a circular os vídeos e fotos do evento na região. Nos vídeos é possível notar a grande estrutura do Sertões, como um helicóptero que pousou no campo de várzea no sítio Santana. Também é registrada a presença das motos, quadriciclos e UVT’s e uma grande plateia.
Veja o vídeo da passagem das feras pela Princesinha das Espinharas: